Como cuidar das mãos e pés

Cuidado das mãos e pés

Como cuidar das mãos e pés

Diz-se que as mãos revelam muito sobre nós. Elas refletem a nossa idade, saúde, bem como o auto-cuidado. A maioria das pessoas percebem as mãos e as unhas à primeira vista. Portanto, devemos cuidar das nossas mãos e unhas para tê-las sempre limpas e bem feitas.

Siga os nossos concelhos para ter as mãos e unhas belas e saudáveis.

Como encurtar e dar forma às unhas

Só corte com tesoura as unhas que são muito longas. Para o encurtamento comum das unhas é aconselhável usar uma lima de vidro, que é suave para as unhas. É importante seguir a direção correta durante a limagem. Não mova a lima para a frente e para trás, mas sempre no mesmo sentido. Deve começar a limar das pontas para o centro, a limagem em mais sentidos não é boa para as unhas e criará camadas. Não use limas de metal ou papel que descamam as unhas, limas de vidro gravado a água-forte são preferíveis. Elas têm as pontas abrasivas regulares que limam a unha delicadamente.

Não corte as cutículas

Não corte as cutículas, pode causar ferimentos. É melhor empurrá-las de volta para o leito, de preferência após o banho, quando a cutícula está mole. Para este procedimento é perfeito o nosso empurra cutículas de vidro, adaptado para empurrar a cutícula.

Abundância de vitaminas

Além do cuidado regular das unhas, também é necessário garantir o consumo adequado de vitaminas e minerais. As unhas precisam sobretudo de zinco, que está presente no leite, ovos e leguminosas. A deficiência de zinco manifesta-se por manchas brancas nas unhas. A beleza das suas unhas será também apoiada pela vitamina H, que impede a descamação e quebra das unhas. A vitamina H está presente no fígado, rim, gema de ovo e levedura.

Hidratação

Mantenha a pele das suas mãos sempre adequadamente hidratada. Tenha um creme hidratante em todos os lugares onde permanece - em casa, no trabalho, no carro, na sua bolsa, e lubrifique as mãos regularmente. A pele das suas mãos estará macia e suave.

Lubrifique ocasionalmente as unhas e cutículas com um creme gordo ou vaselina. Ao aplicar o creme, massaje gentilmente os fins de dedos para apoiar a perfusão sanguínea do leito ungueal e o crescimento da unha mais rápida.

Evite produtos químicos

Escolha um removedor de verniz suave que não contém acetona ou dimetil cetona e formaldeído. Estas substâncias tornam as unhas secas, fracas e quebradiças. Dê preferência ao removedor de verniz suave com acetato. Utilize luvas em todas as tarefas domésticas. Elas protegem as unhas dos produtos químicos que as enfraquecem e destroem.

Envernizamento das unhas

Como cuidar das mãos e pés

Aplique o verniz sobre as unhas limpas e livres de gordura. Primeiramente, aplique uma camada do verniz base para proteger a unha de manchas do verniz colorido e, simultaneamente, solidificar a unha. Em seguida, aplique uma gota do verniz colorido na parte inferior central da unha. Utilize o pincel para espalhar a gota do verniz à cutícula. Deixe um pequeno espaço entre a cutícula e o verniz para tornar a unha visualmente mais longa. Espalhe o verniz uniformemente pela unha, pinte riscas iguais da base da unha até à ponta. Repita dos lados até cobrir toda a unha. Se necessário, aplique a segunda camada sobre a camada seca. No final, é importante que aplique uma camada de top coat para conferir um aspeto de extra brilho às unhas, protegendo-as e potenciando a durabilidade do verniz.

Cuidado dos pés

Como cuidar das mãos e pés

Os pés são umas das partes mais carregadas do corpo humano e, portanto, merecem a sua atenção. Se não tem tempo para o cuidado profissional, tente dar, algumas vezes, a pedicura caseira devida aos seus pés. Não vai levar mais de 30 minutos!

Como fazer a pedicura caseira?

  • Remova cuidadosamente os restos de verniz das unhas. Mergulhe os pés em um banho quente, para tornar macia a pele endurecida e removê-la mais facilmente. Adicione um óleo perfumado ou sal e algumas pétalas de rosas ou um raminho de lavanda no banho de água. Limpe cuidadosamente com escova as unhas e a área ao redor do leito ungueal.
  • Depois de dez minutos, remova os pés do banho e seque-os bem com toalha, especialmente entre os dedos, onde fica a maioria das bactérias. Remova a pele dura dos calcanhares e outras partes dos pés com um raspador de pés.
  • Quando tem os pés agradavelmente lisos, massaje neles um creme hidratante de pés.
  • Agora cuide das suas unhas. Se as suas unhas estão muito longas, corte-as com tesoura ou cortador de unhas. A borda livre da unha deve permanecer 1-2 mm de comprimento. Se quiser encurtar as unhas apenas alguns milímetros, lime-as. Basta qualquer lima de vidro. Se tem as unhas mais duras, recomendamos a nossa lima DUO de rugosidade dupla. Algumas pessoas preferem para as unhas de pés as limas de 195 mm de comprimento com grande área de trabalho.
  • Lime as unhas retamente, sempre no mesmo sentido para prevenir descamação. Lime os cantos das unhas a estar arredondados para prevenir encravação. Pode também limar suavemente a superfície da unha. Não corte as cutículas, é melhor empurrá-las de volta para o leito. Para este procedimento é perfeito o nosso empurra cutículas de vidro.
  • No final, pinte as unhas com uma cor desejável. Mas não se esqueça de uma base de verniz transparente. É difícil remover um verniz escuro das unhas. Aplique uma camada do verniz transparente sobre a camada do verniz colorido para assegurar a maior resistência a riscos e o efeito prolongado.