Como se fabrica uma lima de vidro?

Tecnologia única de fabricação da superfície abrasiva

A superfície abrasiva da lima de vidro Aveniro é produzida por gravura a água-forte (uma mistura de ácidos), que cria as pontas microscópicas abrasivas diretamente no corpo da lima, portanto a superfície abrasiva não se desafia nem desgasta. Além disso, as pontas abrasivas são agudas, uniformes e distribuídas regularmente sobre a superfície. Isso garante a limagem eficiente e inofensiva.

Comparado com as limas de metal, papel, ou com as limas de vidro com superfície jateada, cuja estrutura abrasiva é aplicada à superfície, as limas de vidro gravadas a água-forte não perdem os grãos abrasivos, portanto a superfície abrasiva não se desgasta e a sua durabilidade é praticamente ilimitada.

Todas as nossas limas de vidro são endurecidas quimicamente, o que aumenta a sua resistência mecânica consideravelmente, ver a página Certificados.

Comparação da lima de vidro Aveniro com outros tipos de limas

Lima de vidro Aveniro®gravado a água-forte

A superfície da lima de vidro é formada por pontas abrasivas, uniformemente espaçadas, entre as quais ficam depressões semelhantes a crateras. As pontas abrasivas, semelhantes em tamanho, são organizadas regularmente, no sentido vertical para cima. Esta combinação assegura a limagem agradável e de alta qualidade. As limas de vidro não descamam unhas, mas limam até ficarem lisas.

Lima de diamante

As pontas abrasivas da lima de metal ou diamante são distribuídas muito irregularmente sobre a superfície e têm grandes espaços entre si. Os elementos abrasivos são também altamente irregulares – são de altura desigual, de forma diferente e não dirigidos em ângulos retos, mas em sentidos diferentes. A limagem com aquela lima não é conveniente para unhas. As unhas descamam e quebram.

Lima de papel

Comparando com outros tipos de limas, a lima de papel tem pontas abrasivas visivelmente maiores. A superfície de aquela lima pode parecer áspera ao toque e não pode garantir uma limagem delicada. As pontas abrasivas são organizadas de modo muito irregular. Elas variam em tamanho, forma e rumam para sentidos diferentes. Nem esta lima vai prestar cuidado de qualidade. Não será possível limar as unhas até ficarem lisas e, além disso, serão sujeitas a descamação.

Lima de vidro chinês com superfície abrasiva aplicada

A estrutura desta lima é muito semelhante à estrutura da lima de papel. As pontas abrasivas são apenas mais pequenas e espaçadas densamente. Mas são dispostas de forma irregular, e a sua forma e tamanho são diferentes. Esta diversidade das pontas abrasivas não pode garantir a limagem delicada.

A unha após o tratamento com vários tipos de limas

A lima de vidro gravado a água-forte lima as unhas uniformemente, até ficarem lisas. Pelo contrário, a unha tratada com outros tipos de limas mostra sinais de limagem ofensiva. A superfície da unha é completamente interrompida, é composta por saliências dispostas irregularmente, protuberâncias e estilhas que causam descamação.

Tecnologia de produção de limas de vidro

A matéria-prima para a produção de limas de vidro é o vidro plano (vidro em chapa semelhante ao vidro da janela). A composição do vidro corresponde à composição comum destes tipos de vidros (vidros à base de soda, cal e sílica) e, por conseguinte, não contém metais pesados, ou outros ingredientes indesejáveis, ver a página Certificados.

A primeira etapa de produção é a produção de superfície abrasiva. A superfície é tornada áspera por gravura a água-forte (tratamento da superfície de vidro com uma mistura de ácidos). A produção da superfície abrasiva é uma modificação de polimento de vidro, o processo usado na produção de vidro há séculos. Os elementos abrasivos são criados diretamente do corpo da lima, o que torna as limas de vidro fundamentalmente diferentes de outros tipos de limas, onde os grãos abrasivos são aplicados em uma base e, algum tempo depois, começam a cair fora, e a lima desafia-se. Isso não acontece com as limas de vidro. Graças à produção através de uma reação química é conseguida a rugosidade muito forte e uniforme, que dá à superfície da lima de vidro a sua qualidade única.

Após a fabricação da superfície abrasiva é esmerilada a forma da lima. As limas de vidro são esmeriladas pelo método manual tradicional.

O passo seguinte é o endurecimento químico (têmpera), quando as limas de vidro são expostos ao nitrato de potássio líquido sob temperaturas elevadas. Durante o endurecimento, os íons de sódio são substituídos pelos íons de potássio nas camadas superficiais de vidro, o que aumenta a tensão superficial e a resistência mecânica total das limas de vidro.

O processo de fabricação das limas de vidros puras é acabado com classificação e controlo da qualidade. A pedido do cliente, uma maior parte da produção das limas de vidro é ainda decorada com uma das nossas técnicas decorativas. O controlo de qualidade segue de novo após as decorações das limas de vidro.

Na fabricação das nossas limas de vidro salientamos a alta qualidade de processamento. Uma grande parte das operações de produção é realizada por métodos manuais tradicionais, o que permite o controlo contínuo da qualidade. Para todas as operações de fabricação são estabelecidos os padrões conforme os quais são inspecionados os produtos após cada operação. Os produtos também são submetidos à inspeção final de cem por cento. Este sistema garante uma excelente qualidade das nossas limas de vidro.

Assim, os clientes recebem um excelente produto feito à mão..